20 Tendências para o Mercado Imobiliário da Nova Década.

20 Tendências para o Mercado Imobiliário da Nova Década.

Se você quer prosperar na Nova Década, aprenda e ponha em prática essas 20 tendências para o mercado imobiliário, minuciosamente elaboradas e explicadas por Marcus Araujo, o Mago do Imobiliário e autor do livro “Meu Imóvel, Meu Mundo”.

#1: Abandone os públicos do passado, e concentre-se nos públicos que exigem atenção especial. Os 7 novos públicos já são altamente frequentes, e dominarão a nova década.

O empreendedor que fechar os olhos para os novos públicos terá problemas na nova década.

O corretor de imóveis que não entender as novas expectativas dos novos públicos terá menos chances na nova década.

Não adianta ter o smartphone mais recente, usar tecnologias, apps ou anunciar em redes sociais, para fazer os seus negócios darem certo, é necessário entender mais da nova vida humana. As novas gerações imprimiram um novo ritmo a dinâmica cotidiana, tudo regado ao frescor da revolução digital que atravessa o planeta.

Entenda os novos públicos, empreendedor e corretor, invistam em mais tempo com seus leads, não fique somente nas rotinas frias dos algoritmos.

Se aproxime ou traga seu cliente para perto de você, assim, numa boa conversa com entenderá a dinâmica da nova década e com certeza venderá o imóvel certo em velocidade recorde.

#2: Os homens comandam a origem dos negócios imobiliários, mas são as mulheres que decidem na hora da compra. Então, em 2020, tenha mais mulheres na sua equipe de novos negócios.

No passado, meados do século 20 até o final, o mercado imobiliário brasileiro era ditado pelos homens, eles achavam os terrenos, definiam os produtos, vendiam e compravam os imóveis, na maioria dos casos, para dar de presente para suas esposas e filhos.

Hoje, no século 21, estamos entrando em 2020 ainda com um mercado imobiliário essencialmente masculino na sua origem, ou seja, a originação de novos terrenos e definição inicial de produtos ainda se mostra um território predominado por homens.

Mas isso precisa e deve mudar nesta nova década. Ter mulheres na originação dos negócios melhora a assertividade dos seus produtos finais e potencializa as vendas. Basta experimentar e ver que o resultado será melhor. .

Em todas as situações que vivenciei nos últimos 2 anos com a presença das mulheres de ponta-a-ponta (da originação até a entrega do produto final), os resultados foram surpreendentes.

#3: Conviva com os Centennials e Milennials o máximo que puder. Conheça agora o seu cliente de 2030 e 2040. Assim terá o discurso de vendas e percepção de produtos mais aguçados

O produto imobiliário idealizado hoje, só chegará pronto nas mãos dos clientes daqui há 5, 6 ou até 8 anos. Portanto, com a velocidade que os hábitos e comportamento estão mudando, temos sempre uma defasagem gigantesca entre o que desenvolvemos e o que as pessoas vão utilizar.

Conviver com as novas gerações, sem postura julgadora, simplesmente para viver e experienciar suas novas visões e hábitos pode trazer grande oxigenação de ideias para sua incorporadora ou imobiliária.

 Mas não vale ser o tiozão/tiazona ou paizão/mãezona, tem que ser de verdade e sem orgulho. Essa nova geração que está ai é a primeira nos últimos 100 anos que conseguiu não bater de frente com suas antecessoras, pelo contrário, agora é todo mundo junto: filhos, pais e netos, filhas, mães e netas.

#4 Hoje no Brasil, há mais pessoas sofrendo por dificuldades de manter imóveis maiores do que pessoas se sentindo privadas de espaço em imóveis menores.

Preste a atenção nesta dica #4 pois essa é a grande realidade brasileira hoje.

As mudanças de hábitos com relação aos imóveis são tão grandes que há um contingente #grande de pessoas sofrendo com imóveis maiores por dificuldades de manutenção e custos altos do que pessoas se sofrendo por se sentirem privadas de espaço em imóveis menores.

Aquelas pessoas que há 20 ou 15 anos atrás já moravam em imóveis menores hoje são afortunados.

As maiores dores de quem tem um imóvel da década de 2000 a 2010 são:

  • Condomínio alto, os dissídios e reajustes de contratos deixaram estes condomínios difíceis de arcar.
  • Não tem mais empregadas domésticas para manter tudo limpo e organizado todos os dias. Apenas diaristas, mas as pessoas tem que fazer muitas tarefas em casa para manter organizado.
  • Os filhos cresceram e saíram-se de casa ou quase não ficam em casa, aumentando a sensação de vazio e desuso.
  • As garagens estão sobrando e mesmo que tenham garagens sobrando ninguém mais quer alugar.

Se preparem, para atender estas necessidades em 2020 e fazer produtos novos e os corretores venderem produtos renovador e atrativos.

#5: Em 10 mil anos, conquistamos o planeta com cavalos, navios, e até foguetes para ir à lua. Hoje, queremos é morar perto do trabalho e das comodidades, andar a pé, de bike, ou patinetes.

Na tendência #5 fica fácil entender tudo que está acontecendo!!! Não há mais o que conhecer na superfície da Terra, tanto que queremos ir para Marte antes da metade do século 21.

Agora, é hora de a nossa espécie morar perto do trabalho, agora o bom é ter tudo perto de casa, andar a pé, descer na portaria para pegar o “ifood”, usar patinete, bike, enfim, só tranquilidade.

Faça imóveis que ofertem estas facilidades e principalmente inclua isto na sua linguagem de vendas.

 #6: Os Pets sempre se aproximaram de nós humanos. Agora, eles estão dentro de casa, e pertencem à família. Entenda os seus clientes! Empreendedor, ofereça vantagens para os Pets!

Os pets são da família agora! Após uma história de 15.000 anos acompanhando nós humanos, os pets entraram nas nossas casas há 20 anos, e estão nos sofás, nas camas, e os bichinhos agora fazem parte da família.

Hoje em um reunião, eu estava apresentando uma pesquisa de teste de produto imobiliário e falava o tamanho da família compradora de imóveis dos próximos 24 meses, e o cliente me perguntou subitamente: “Neste tamanho médio da família vocês já consideram os pets?”

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Obviamente eu disse que “Não”, mas por dentro eu pensei: “Bom se eu falo nas palestras que há um novo público comprador de imóveis que é caracterizado por ser Casal + pet, o que impede de contarmos o pet como integrante da família!?”

A tendência #6 é simples: não se esqueça de dar atenção a demanda pet na hora de criar novos empreendimentos, e para os corretores, não se esqueçam de identificar essa demanda e tratar bem os pets em seu discurso de vendas.

#7: Há 30mil anos, as árvores já nos davam o alimento, descobrimos a fotossíntese há apenas 300 anos, mas preservar as plantas com respeito ao planeta, é agora!!!

O verde faz bem para as cidades, ao planeta e às pessoas.

Nos primórdios, alimentávamo-nos dos seus frutos, depois começamos a explorar massivamente através do extrativismo.

Os colonizadores não poupavam este bem precioso. Hoje, a humanidade caminha para o respeito e a preservação das matas nativas.

Mas em casa e nos condomínios elas se adaptaram e hoje convivem com a maioria dos humanos de forma ornamental.

O verde vende! Então reforce o seu empreendimento nesta categoria, seja um empreendedor ou um corretor de imóveis.

#8: O Instagram é a maior máquina de exposição de imóveis em 2020! Se você sair só jogando o seu dinheiro no patrocinado, não conseguirá o melhor resultado, um bom orgânico é essencial.

Já falei 1 milhão de vezes e vou fazer de novo!!

O Instagram é a grande máquina estratégica de 2020, mas não basta sair fazendo link patrocinado e gastando dinheiro sem planejamento.

Primeiro organize seu conteúdo, estrutura suas fontes de captação e geração de conteúdos diários.

Use os 5 produtos do Instagram: post, stories, destaques, IGTV, e quando estiver pronto, faça as lives!

Agora surgiu o sexto subproduto: o “Cenas”!

Aprenda a balancear tudo isso com estratégia, assim os patrocinados retornarão mais e melhor!

#9: Subprodutos do Instagram que ajudam ele a ganhar audiência dos concorrentes, potencializam o seu alcance. Use isso a seu favor! Você sabe quais são eles?

 O Instagram tem mais de 95% dos compradores de imóveis para 2020!

Mas o Instagram possui desafios e ameaças, um dos desafios é ter mais audiência em vídeos mais longos de até 15 minutos, para isso o IGTV é muito útil! Assim, foque no IGTV e tenha mais alcance.

Nos Stories, a novidade é o Cenas que foi criado para combater o TikTok! Assim, foque no Cenas e tenha mais destaque.

Os dois casos exigem muita criatividade.

#10: Seja autoral nos seus conteúdos, nunca copie ou imite!! Se usar algum conteúdo de alguém, cite a fonte!! Os algoritmos reconhecem e você terá mais alcance.

Os algoritmos atualizados das mídias sociais reconhecem conteúdo autoral, então em 2020 tenha o máximo possível de conteúdos autorais e originais.

Esses conteúdos autorais eles se combinam com seus patrocinados para turbinar sua atuação nas redes sociais.

Mas, muitas vezes encontramos algum conteúdo bom de outras pessoas, sempre que isso acontecer, podemos postar algo semelhante ou respostas o conteúdo, neste caso, faça menção ao autor. .

Ao fazer isso, você é premiado pelo algoritmo e ainda ganha “good vibes” no mundo sensorial

#11: Em 2020, não deixe de frequentar eventos, simpósios, congressos, cursos online. Não existe limites para a capacidade de aprendizagem humana.

O mercado imobiliário possui excelentes eventos tanto a nível nacional quanto eventos regionais.

Em 2020 não fique de fora dos eventos, além da troca de experiências, existe o networking e sempre tem algo novo a se aprender que pode mudar seu desempenho para melhor.

Sempre vejo o conhecimento florecer e as pessoas aprendendo mais e querendo fazer diferente nos eventos que participo.

#12: Atualize sua estratégia digital, entenda profundamente sobre ambientes, apps e mídias digitais. Esse conhecimento será determinante para o seu sucesso imediato em 2020.

Não há como seguir adiante no mercado imobiliário sem entender cabal e profundamente das mídias, algoritmos, apps e ambientes digitais.

Aproveite todas as pausas disponíveis no seu ano, de qualquer naturezapara rever absolutamente tudo e aprofunda-se em cada item, aprimorar-se é um processo contínuo.

Isto será determinante no seu sucesso e futuro imediato no mercado imobiliário.

#13: Em 2020, aprenda a trabalhar em rede com os seus parceiros, dividindo conhecimentos e resultados. Nãos será mais possível crescer sem isso. Desenvolva mais parcerias.

Para crescimento e sobrevivência na nova década não será mais possível trabalhar sozinho, muito menos isolado. A colaboração será a chave do sucesso e do crescimento.

Se você for ver, até seus concorrentes colaboram com você! Como você se aperfeiçoa e se torna melhor do que já era!? Apenas quando se sente um pouco ameaçado.

Imagine então seus parceiros!? Eles criam uma atmosfera de aperfeiçoamento, mas apenas quando conhecimentos e experiências são compartilhados de verdade e sem reservas.

#14: Esqueça os períodos longos de crescimento e estabilidade e foque nos processos de retomada, pois são estes que oferecem as verdadeiras oportunidades.

Todo tipo de crise oferece oportunidades, as crises quase sempre significam que o dinheiro está mudando de mãos. Trabalhe para que seja você a pessoa que sairá desses momentos difíceis, como autoridade e referência nos assuntos mais relevantes de seu setor.

 Nunca se esqueça, o mercado imobiliário é extremamente peculiar e um de suas regras é: que ele oferece os melhores resultados na fase da expectativa e não na fase da consolidação.

#15: Não há como começar a década sem usar dados. As pesquisas de demanda são a melhor opção para produtos e serviços inovadores, mas é preciso habilidade especial para prever o futuro.

Quer inovar no mercado imobiliário na nova década!?

Sejam novos produtos imobiliários, novas formas de atendimento, novas formas de vendas, comece pesquisando.

Pesquisas de demanda são fantásticas para isso, mas uma alerta: é preciso ter experiência pra analisar dados sobre novas demandas e apontar como será o futuro.

Já falei e repito sempre: produzir dados é relativamente possível para qualquer um, agora interpretar e apontar para onde o mercado vai, exige brilhantismo humano.

A @mundodatastore possui 25 anos de dados sobre o Brasil como um todo. São #555bilhões em VGV de imóveis testados em todos os cantos do país

#16: É impossível atuar no mercado imobiliário desconectado do que acontece no resto do mundo. Sugiro a você que participe de missões brasileiras aos EUA, Europa, China e Oriente médio.

 Esteja conectado a tudo que acontece no mercado imobiliário mundial e se dê bem em 2020.

Você tem como exemplo o acontece nos EUA, Europa, Emirados Árabes Unidos, Israel e China, quase tudo vai acontecer no Brasil.

Minha sugestão é que você participe de missões brasileiras a estes países, existem várias e de muita qualidade.

Nos EUA é legal conhecer Miami, Orlando, NYC e São Francisco.

Não deixe de respirar estes ares, sem dúvida sua atuação no Brasil será potencializada.

#17: Desonere a taxa de condomínio, a área de lazer tem que ter o essencial, integrado e bem equipado. As pessoas querem resolver tudo com um click nos Apps, deixe o condomínio fora disso, apenas permita a integração.

Todos nós sabemos que as pessoas preferem os serviços da era digital.

O condomínio hoje tem que ser leve, ter os itens essenciais (piscina, gourmet com churrasqueira, salas de festas, pet e kids place, academia, co-working, alguns poucos itens a mais).

Todo o restante pode ser consumido fora, através dos apps. Mas o condômino precisa estar integrado ass ferraras dos apps.

Como integrar o condômino aos apps!? Ter uma plataforma para embarque em carros de apps, caixilho para receber encomendadas e compras realizadas em apps, refrigerador com concierge para receber compras de produtos frescos, entre muitos outros).

Faça isso nos seus novos empreendimentos, os meus amigos #corretoresdeimoveis agradecem! Garanto que a velocidade de vendas será muito alta!

#18: Você já experimentou retornar ao seu cliente algum tempo após a venda do imóvel e verificar na prática o quanto de felicidade e realização você ajudou a propiciar na vida das pessoas!? O nome disso é pós-venda.

 A maioria da indústria Imobiliária é 99,9% focado em vendas e 0,01% em pós-venda, principalmente nos imóveis residenciais e na área das vendas.

Isso precisa mudar neste novo ciclo imobiliário. Empreendedores, arquitetos, engenheiros e corretores de imóveis, enfim todos nós precisávamos fazer esse exercício regularmente.

Voltar na unidade do cliente algum tempo após a venda (mesmo tendo acompanhado todo o processo), descortina uma visão diferente sobre o imóvel.

Primeiro você já percebe o quanto as demandas mudam rapidamente, abra uma conversa, tome um café com o cliente e perceba como está a vida dele no imóvel que você desenvolveu ou vendeu.

Essa experiência muda a sua visão profissional e pessoal sobre o imóvel. Potencializa suas ações futuras. Não deixe de praticar isso regularmente.

#19: A maior conquista do século 21 é a longevidade, menos pessoas nascem, todavia, mais pessoas vivem por mais tempo e melhor. Foque nesta oportunidade em 2020, e não lhe faltarão clientes pelos próximos 3 anos.

O match do século 21 é formato por duas grandes características demográficas: menos pessoas nascendo X mais pessoas vivendo mais e melhor.

O nome disso é longevidade. Sendo assim, o imóvel está no centro disso tudo. .

Temos duas grandes demandas em função disto: primeiro que os jovens querem imóveis muito menores, práticos, bem localizados e com formato de locação e seniors querem imóveis um pouco menores, mais práticos, focados em experiências, mas ainda formato de aquisição.

Os dois não querem pagar condomínio alto. E por quê!? Porque querem aproveitar as possibilidades novas de experiências e viagens que a economia digital trouxe através dos apps.

#20: Em momentos de crescimento, investir seus recursos financeiros e sua energia física e mental em suas próprias ideais, pode trazer mais retorno que qualquer outro investimento. Seja a sua própria “bolsa” em 2020.

Em tempos de crescimento seja sua proporia bolsa. Suas ideias podem multiplicar-se através dos seus recursos e atrair outros investidores para você mesmo.

Eu vou investir muito mais em mim mesmo este ano de 2020 do que em fundos ou ações.

O #mercadoimibiliario oferecerá este ano grande oportunidade de crescimento. Então pegue a sua ideia, aprimore, faça um bom plano de negócios e corra em busca dos seus sonhos.

Obrigado por acompanhar as #20 tendências e lhe digo que eu seguirei ao longo do ano considerando todas essas lições à risca.

Comentários

  • Karen Cruz Angel disse:

    Fantástica leitura, super esclarecedora! Me pego refletindo sobre tudo e como agir daqui pra frente.
    Gostaria de pedir pala falar a respeito do plano de negócios, para uma corretora autônoma ou até para quem trabalha em imobiliária.
    Um forte abraço

    Karen Cruz Angel

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